Segunda, 13 de Julho de 2020
89 994161886
Internacional Pandemia

OMS revisa orientação e indica isolamento de 10 dias para casos de covid-19 .

Segundo a técnica líder Maria van Kerkhove, a nova recomendação decorre de estudos recentes de casos assintomáticos.

19/06/2020 07h14
Por: Cirano Sousa Fonte: MSN Noticias
OMS revisa orientação e indica isolamento de 10 dias para casos de covid-19 .

A OMS (Organização Mundial da Saúde) atualizou nesta 6ª feira (5.jun.2020) a sua recomendação para o tempo de isolamento em casos assintomáticos da covid-19. Antes, a organização recomendava quarentena de 7 a 14 dias. Agora, a orientação é para isolamento de ao menos 10 dias.

Segundo a técnica líder Maria van Kerkhove, a nova recomendação decorre de estudos recentes de casos assintomáticos. Já os casos leves devem permanecer em quarentena por 13 dias, sendo contados 10 dias a partir do 1º registro de sintomas e mais 3 dias depois do desaparecimento destes.

A especialista afirmou que, em estudos feitos com pacientes com casos leves isolados em casa, o vírus foi isolado em até 9 dias. Já no ambiente hospitalar, pacientes no mesmo estágio da doença foram diagnosticados com o vírus por até 3 semanas depois do surgimento dos sintomas.

Maria também esclareceu a diferença entre isolar o vírus e ter o teste positivo. Ela explicou que os testes PCR detectam somente fragmentos do microorganismo. “Há pacientes em que o teste pode dar positivo muitas semanas depois, mas isso não quer dizer que eles tenham se reinfectado ou estejam em fase contagiosa”, afirmou.

Uso de máscaras

A entidade também atualizou suas recomendações quanto ao uso de máscaras. O artigo só apresenta eficácia quando combinado com outras ações, como o distanciamento físico, higienização das mãos, realização de testes, tratamento dos doentes, rastreamento dos que tiveram contato com infectados e isolamento dos possíveis vetores de transmissão da doença.

Aos profissionais de saúde, a nova orientação é utilizar a máscara em tempo integral nas regiões onde há transmissão comunitária.

Ao restante da população, a recomendação é utilizar a máscara sempre que não for possível manter o distanciamento social e nas regiões com transmissão comunitária. Maria van Kerkhove afirma que pessoas que já apresentaram sintomas da covid-19 não devem sair de casa em situação alguma, nem mesmo fazendo uso da máscara.

 

 

 

Ele1 - Criar site de notícias