Quinta, 03 de Dezembro de 2020
89 994161886
Política Eleições 2020

Com 20 anos sem disputar uma eleição Ednei é eleito prefeito de São João do Piauí

Ednei amorim do MDB disputava com os médicos Eduardo Moura do PSD e Alexandre Mendonça do PSB.

16/11/2020 19h07
Por: Cirano Sousa
Com 20 anos sem disputar uma eleição Ednei é eleito prefeito de São João do Piauí

O município de São João do Piauí, vivenciou mais uma vez sua eleição municipal com três candidatos a prefeito, é a quarta eleição com três nomes majoritário. O jovem médico teresinense com raízes familiares em São João do Piauí, Alexandre Mendonça, foi apresentado como político para os sanjoanenses, pelo o ex-prefeito Roberth Landim, que tentou fazê-lo seu sucessor nas eleições de 2012.

Mesmo perdendo a eleição Alexandre ficou em segundo lugar em uma disputa com três candidatos, em 2016, ele partiu para mais uma disputa, não obteve êxito, mais o que ficou na história desta eleição, foi que Alexandre perdeu o apoio do grupo político que o havia lançado no cenário político de São João do Piauí, o que para muitos foi a peça chave para sua derrota.

Mais uma vez o medico tentou pela terceira vez, com um cenário bem parecido com o de sua primeira campanha, mas com um diferencial, Alexandre havia perdido seus apoiadores que lhe colocaram na politica sanjoanense, o medido ficou em terceiro com 21,62% dos votos validos um total de 2.492 votos.

O médico Eduardo, filho de São Joao do Piauí,  não demonstrava nenhum interesse de entrar na disputa esse ano, mais segundo ele um chamamento popular o obrigou a ceder sua opinião, disputando pela primeira vez uma eleição, sua profissão de médico foi sua base de  popularidade, já que nos muitos anos de medicina em São João do Piauí, isto o fez ficar muito conhecido e claro politicamente isto é bom, mas não o suficiente para o eleger nestas eleições, Eduardo ficou em segundo com 37,35% dos votos validos um total de 4.309 votos.  

Ednei também já disputou para prefeito duas vezes, mesmo sendo derrotado nas urnas nas duas disputas, Ednei foi considerado por muitos como um herói, já que quase sozinho principalmente na eleição de 96, enfrentou a poderosa família Paes Landim, ainda no alto de sua glória nas eleições de 1996 e 2000. Com 20 anos sem disputar uma eleição, Ednei que este ano, teve o apoio do governo de Wellington Dias e da atual gestão do prefeito Gil Carlos, veio com mais apoios, pois nas duas e que foi candidato ele não contava com tanto apoio assim.

O empresário emedebista, foi eleito com 41,03% votos validos um total de 4.733 votos, a coligação de Ednei também fez o maior numero de candidatos a vereadores, sete eleitos pela coligação, o emedebista também deve fazer uma transição de governo amigável e tranquila, já que é sucessor da atual gestão do prefeito Gil Carlos.

Ele1 - Criar site de notícias