Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
89 994161886
Cidades Mensagem

Mensagem do Prefeito Ednei Amorim à Câmara Municipal de Vereadores

A mensagem do executivo municipal foi lida para os vereadores pelo secretário de governo do município, o ex-vereador Leovegdo Modesto Amorim, já citando várias ações e projeto que a atual administração já vem colocando em prática nesse primeiro mês de gestão.

01/02/2021 20h08 Atualizada há 3 semanas
Por: Blog do Adersinho
Mensagem do Prefeito Ednei Amorim à Câmara Municipal de Vereadores

Leia a baixo a mensagem do Prefeito Ednei Amorim à Câmara Municipal de Vereadores de São João do Piauí:

Senhor Presidente Senhoras vereadoras Senhores vereadores Senhora vice-prefeita Bebela Coelho e esposo Funcionários e servidores, demais presentes Povo Sanjoanense. Sou um homem feliz e realizado. Estar aqui hoje, representando a cidade que mais amo, o lugar em que nasci, cresci e constituí família, que fiz prosperar sonhos, que, com garra, trabalho, determinação e suor podemos fazer muito e que, desde primeiro de janeiro de 2021, Deus, pelas mãos dos sanjoanenses, me proporcionou a oportunidade de fazer ainda mais como prefeito de São João do Piauí. É uma honra, uma satisfação, que as palavras não conseguem exprimir ou externar, a emoção que sinto em estar aqui, nesta distinta casa legislativa, a qual leva o nome do nosso saudoso e honrado Pai Leovergildo Rocha Amorim (Dudu Amorim), para falar aos senhores e, ao povo sobre os projetos e programas que já começamos a desenvolver em prol de nossa cidade. Temos uma gestão feita para o povo e com o povo. Não fugimos e nem fugiremos a este norte. Esse é o objetivo. O povo é a bússola de nossas direções, das decisões que devemos e já começamos a implementar em São João do Piauí. Estamos há exatamente 31 dias à frente da gestão municipal. Em apenas um mês, mostramos que temos compromisso com o trabalho, quando optamos por dar continuidade a uma gestão exitosa, como foi a do nosso querido prefeito, Gil Carlos, que após 8 anos, fez a maior transformação na história política administrativa de São João do Piauí. Juntamente com sua equipe, conseguiram realizar mais, fazer obras, implantar projetos, oferecer serviços, dando dignidade e cidadania aos sanjoanenses. Citando o pensador, André de Araújo Campos: “Para que a implantação de um sistema de gestão tenha sucesso, é importante a integração dos processos aliados à tecnologia, o apoio do suporte, o treinamento e, principalmente, o envolvimento e dedicação de toda a equipe da empresa.” A Prefeitura é esta instituição composta pelas secretarias, órgãos, departamentos e repartições, cada uma com seus gestores e equipe de profissionais e todos imbuídos do mesmo sentimento: Trabalhar com dedicação e zelo, obedecendo os princípios básicos da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, os quais estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal.

Planejei que aqui estivesse presente com os nobres Vereadores e Vereadoras a nossa equipe de Secretários, Secretárias e assessores, mas como foi limitado o número de participantes, não foi possível. Quero dizer que, a escolha da nossa equipe foi baseada nos princípios técnicos da competência, confiança, lealdade, profissionalismo e compromisso com a dedicação para o trabalho, que cada um e cada uma assumiram ao aceitarem essa missão. E todos estão nas suas respectivas pastas e funções para receber bem as pessoas e dar resolutividade as ações, aos projetos, oferecendo serviços de qualidade e construindo uma gestão de progresso e desenvolvimento. Com uma equipe preparada, focada, daremos continuidade aos avanços conquistados, com planejamento e estabelecimento de metas a serem alcançadas. Em apenas um mês de gestão, prestamos contas do que já fizemos: Pagamos o servidor municipal, referente a janeiro, ainda dentro do mês. Valorizando nossos servidores e aquecendo a economia local. Já ultrapassamos a marca de 3000 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino e o prazo de matrículas continua vigente, conforme calendário escolar para o ano letivo de 2021. Vacinamos cerca de 300 profissionais de saúde contra a covid-19, com aplicação integral das doses das vacinas aos profissionais de saúde, conforme orientações do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Por falar em covid-19, o Centro de Referência já funciona em um novo prédio, logo ali, na entrada da cidade, onde antes funcionava o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Estamos adequando um galpão, que fica na BR 020, para implantarmos uma oficina mecânica, para reparos e manutenção da frota de veículos oficiais que terá a capacidade em consertos mais simples e de pronta resposta à demanda do município, zelando e economizando os recursos públicos. Instituímos equipes para atendimentos 24 horas para as urgências que requerem a atuação dos Bombeiros Civis, com a disponibilização de brigadistas para o combate a incêndios e queimadas. Estamos recadastrando os 399 servidores municipais efetivos. Para nossa satisfação, na etapa da Educação, que encerrou na sexta-feira passada, tivemos praticamente a totalidade de servidores recadastrados.

mas são com estas pequenas ações que vamos continuar avançando. São as primeiras etapas de grandes obras e ações que estão por vir e que farão a diferença. Recentemente, o governador Wellington Dias esteve conosco, em São João do Piauí. Inaugurou e visitou obras, como a da ampliação do sistema de abastecimento d'água e a construção da PI 141, estrada que liga o município de São João do Piauí a Canto do Buriti. Não ficamos somente aí, senhor presidente, senhoras e senhores vereadores. Na oportunidade, pedimos ao governador, que nos atendeu prontamente, o recapeamento asfáltico das ruas dos bairros São Sebastião e Barro Vermelho, reforma do Centro Cultural e, criação do Museu da cidade. Pedimos ainda, recursos para execução de obras, como a do Centro Administrativo, que abrigará todas as secretarias, facilitando assim, melhor prestação de serviços à população. Começamos a cultivar uma nova perspectiva de empreendedorismo para os produtores locais. A apicultura como estratégia de negócios, de geração de renda, de produtos, como a nossa florada, que pode voar e ganhar o mundo. Não tenho dúvidas que vamos tornar São João do Piauí uma referência na produção de mel. Estivemos com a COMAPI - Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes, que nos deu a certeza que este é um dos caminhos sustentáveis, viáveis, ecologicamente correto e que gera emprego e renda, para o desenvolvimento econômico de nosso município. Em conversa com o Superintendente do BNB, que oferta uma vasta linha de créditos, e a equipe do IFPI, com a experiência educacional e a formação de novos profissionais que o nosso mercado requer, são parcerias que vão consolidar nossos projetos de fazer mais e mais pelos sanjoanenses. Não tenho dúvidas que a nossa gestão empreendedora será um marco para São João do Piauí. O ano de 2020 representou uma mudança no modo de viver para todo o mundo. De repente, parece que tudo ficou de cabeça para baixo. O mundo mudou. As pessoas mudaram. A forma de administrar também. Teremos que fazer mais com menos recursos, mas sempre pensando em melhorar a vida das pessoas. Esse é o foco. A pandemia nos mostrou que devemos cuidar um do outro. Sermos empáticos, ver o outro como gostaríamos que ele nos visse. É assim que estamos e vamos continuar a jornada da vida. Educação de qualidade, com uso de tecnologias acessíveis para alunos tanto da zona urbana como rural.

Pensar a educação também como instrumento de mudança, de transformação, de liberdade. Vamos continuar nosso dever de casa, que é avançar na pontuação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Este é apenas um parâmetro na construção de uma educação de qualidade para todos. Reforma permanente das escolas, com todos equipamentos físicos, didáticos e pedagógicos para um ensino que aprova, resguardando, evidentemente, que todos os professores terão o piso salarial garantido. A pandemia mais uma vez testou a todos nós. Como estamos de saúde? Temos satisfação em dizer que o município está bem estruturado tanto na prevenção, como na vigilância e no enfrentamento à doença, como na assistência médico-hospitalar, dentro de sua capacidade definida pela PPI - Programação Pactuada e Integrada, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde-SUS. Vamos manter a saúde em alta, como prioridades, com profissionais de saúde preparados para o atendimento adequado e resolutivo aos pacientes com covid-19. Relembro, senhoras vereadoras e senhores vereadores, como dito antes, que vacinamos todos os profissionais da saúde principalmente os que estão na linha de frente contra a covid -19. Podemos fazer mais? Sim. Onde houver falhas, aceitamos críticas, sugestões, vamos reparar. Onde for possível melhorar, melhoraremos. Estaremos de plantão 24 horas para atender a população. Cuidar bem do nosso Povo. Principalmente os mais pobres, os mais vulneráveis, os mais necessitados. No campo social, daremos o apoio necessário e permanente às famílias vulneráveis, aos idosos, aos jovens e adolescentes, às crianças. Tenho convicção que a sensibilidade da gestora da pasta, a Primeira Dama Juliana, que é de uma generosidade ímpar, será a embaixadora das causas sociais. Foram mais de 5 toneladas de alimentos doados, do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, para mais de 370 famílias. Cerca de 70 famílias atendidas por meio do Programa de Benefícios Eventuais, seja com distribuição de cestas de alimentos, ou mesmo aluguel social. Na Infraestrutura, construiremos o Centro Administrativo, cujo projeto está finalizado. Daremos continuidade às obras de saneamento básico. Reparos de ruas, avenidas e estradas vicinais. Recuperação de passagem molhada e construção de pontes. Queremos contar com o apoio desta Casa, com o trabalho das senhoras e senhores vereadoras e vereadores; na proposição, discussão e aprovação dos projetos para o bom andamento da gestão e para o bem da nossa gente.

Para isto, nos colocamos à disposição para o diálogo, as sugestões, o entendimento. Defendendo e respeitando o relacionamento harmonioso e independente entre os poderes que emana do povo: Executivo e Legislativo. A gestão anterior construiu uma base, o alicerce para uma nova São João do Piauí. E com fé em Deus, o trabalho vai continuar a favor do nosso município, com uma energia inspiradora que emana das mentes e dos corações de todos nós homens e mulheres que lutam e desejam o melhor para a nossa cidade. Agora, nessa empreitada, somos apenas operários, empregados do povo, servindo à população, para construir pontes, que avançam para um futuro cada vez melhor e mais promissor para nossa São João do Piauí. Antes de finalizar, cito Santo Agostinho: “Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer.” E a nossa vontade de continuar lutando e trabalhando é grande e, isso estamos fazendo, por isso temos certeza que seguiremos vencendo ao lado do povo e pelo o nosso povo. Agradeço a esta Casa ao senhor presidente Moacyr Rocha; senhoras Vereadoras Ana Célia, Adriana de Castro e Marcilene Lavor; senhores vereadores Elias Laurentino, Ernane Moura, Manoel do Otônio, Dante Ferreira, Marcelino Oliveira, José Joaquim (Zé Guinguirro) e Hélio da Cotinha. Aos funcionários, aos representantes dos meios de comunicação, a nossa equipe de assessores e especialmente ao nosso amado povo sanjoanense. Que Deus nos abençoe. Muito obrigado!

Blog do Adersinho
Sobre Blog do Adersinho
Um aspecto geral sobre os acontecimentos
Ele1 - Criar site de notícias