Domingo, 09 de Maio de 2021
89 994161886
Internacional OMC

“Nacionalismo da vacina” prejudica todos os países, diz próxima diretora da OMC

Em entrevista à Reuters, Ngozi disse que sua principal prioridade é garantir que a OMC faça mais para lidar com a pandemia.

16/02/2021 07h08
Por: Cirano Sousa Fonte: MSN Noticias
“Nacionalismo da vacina” prejudica todos os países, diz próxima diretora da OMC

A próxima diretora-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Ngozi Okonjo-Iweala, alertou que o “nacionalismo da vacina” pode retardar o fim da pandemia da covid-19 no mundo. Segundo ela, o fato da grande maioria das doses estar nas mãos dos países mais ricos pode corroer o crescimento econômico de todas as nações.

A economista nigeriana foi oficializada nessa 2ª feira (15.fev.2021) como nova diretora-geral da organização. Primeira mulher a ocupar o cargo, ela assumirá o posto em 1º de março, com mandato até 31 de agosto de 2025.

Em entrevista à Reuters, Ngozi disse que sua principal prioridade é garantir que a OMC faça mais para lidar com a pandemia. A economista afirmou que a organização deve acelerar os esforços para suspender as restrições às exportações de medicamentos e de suprimentos necessários.

Ninguém está seguro até que todos estejam seguros. O nacionalismo de vacinas neste momento simplesmente não compensa, porque as variantes estão chegando. Se outros países não forem imunizados, será apenas um retrocesso”, disse ela.

Ele1 - Criar site de notícias