Sábado, 25 de Setembro de 2021
89 994161886
Geral Piauí

Equipe da Sejus-PI vai ao Maranhão conhecer práticas para trabalho de presos

Equipe visitou o Complexo Penitenciário e viu, na prática, projetos realizados com a mão de obra carcerária.

29/07/2021 23h55
Por: Cirano Sousa Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, e sua equipe técnica, estiveram, nessa quarta-feira (28), em São Luís-MA, conhecendo as boas práticas relacionadas ao trabalho e renda desenvolvidas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão (Seap-MA). A equipe visitou o Complexo Penitenciário São Luís e viu, na prática, projetos realizados com a mão de obra carcerária.


A agenda iniciou com uma reunião na sede administrativa da Seap, onde a equipe de gestores do órgão apresentou os planos e projetos de trabalho desenvolvidos em todo o Estado, explicitando detalhes técnicos das produções e benefícios para a gestão estadual. No turno da tarde, as visitas aconteceram no Complexo Penitenciário São Luís, onde a equipe da Sejus-PI conheceu as práticas de trabalho como fábricas de móveis, estofados, blocos de concreto e calçamento, lavanderia e manutenções.

Para o Secretário Carlos Edilson, a visita serviu para buscar os conhecimentos técnicos, burocráticos e práticos para a execução de mais projetos no Piauí que visem ao trabalho e renda no sistema prisional piauiense.
“Conhecemos as boas práticas de gestão realizadas pelo Maranhão, onde pudemos presenciar ativamente presos trabalhando de forma digna, produzindo em prol do Estado. Esse trabalho traz benefícios aos próprios internos com remuneração e, também, com sua devida remição de pena. Viemos aprender com essas experiências e levar esses projetos para o Estado do Piauí, para termos esse êxito obtido no Maranhão”, ressaltou Carlos Edilson.

Equipe da Sejus-PI vai ao Maranhão conhecer práticas para trabalho de presos
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O anfitrião e secretário de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade, viu a visita dos representantes piauienses como proveitosa.

“Todo serviço que a gente faz é em prol da administração pública. Fábrica de móveis, malharia, fábrica de carteiras e outras. Diante disso, foi bem importante esse trabalho de conhecer as boas práticas de cada Estado. O Estado do Maranhão está à disposição do Estado do Piauí para ajudar no que for possível, porque também temos a convicção de que, se precisarmos, seremos prontamente atendidos no Piauí”, frisou Murilo.

Equipe da Sejus-PI vai ao Maranhão conhecer práticas para trabalho de presos
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Estiveram presentes na visita ao Maranhão o Secretário de Justiça  local, além do secretário Carlos Edilson, o Subsecretário de Justiça, Fanuel Adauto, Delegado Charles Pessoa, Diretor de Inteligência da Sejus, Capitão Dênio Marinho, Diretor de Administração Penitenciária, Capitão Jean Bezerra, Gerente de Proteção Externa, Jurema Chaves, Diretora de Humanização e Reintegração Social, Alessandra Cordeiro, Coordenadora de Trabalho e Renda, Fagner Martins, Coordenador de Projetos e Convênios, Diego Santos, Diretor Administrativo e Financeiro, Marcos Aurélio, Presidente da Comissão de Licitação, João Veloso, Gerente da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, Arimateia Filho, Gerente da Colônia Agrícola Major César de Oliveira e Enemésio Lima, Coordenador do Grupo Tático Prisional (GTP). A Superintendente de Gestão de Risco, Delegada Eugênia Villa, também fez parte da comitiva.

Ele1 - Criar site de notícias