Sábado, 25 de Setembro de 2021
89 994161886
Geral Maranhão

Governo vistoria obras de urbanização de portos e pavimentação em Paço do Lumiar

As regiões beneficiadas são Mocajutuba, Timbuba e Residencial Pirâmide.

13/09/2021 15h15
Por: Cirano Sousa Fonte: Secom Maranhão
Equipe da Secid vistoria obra de pavimentação no Residencial Pirâmide (Foto: Divulgação)
Equipe da Secid vistoria obra de pavimentação no Residencial Pirâmide (Foto: Divulgação)

Com obras de melhoria da infraestrutura, o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), garante mais mobilidade e integração para regiões de Mocajutuba, Timbuba e Residencial Pirâmide, em Paço do Lumiar, na Grande Ilha.

No sábado (11), equipes da secretaria estiveram no município acompanhando, juntamente com a prefeita Paula Azevedo, o andamento das obras de urbanização dos portos nas comunidades Mocajutuba e Timbuba e da pavimentação do Mais Asfalto na Avenida Dois, no Residencial Pirâmide.

As intervenções visam garantir trafegabilidade, acessibilidade aos serviços públicos essenciais, escoamento da produção local, segurança viária, fluxo para centros urbanos maiores, além de fortalecer o turismo na região.

“Por determinação do governador Flávio Dino, estamos realizando a recuperação e urbanização completa dos portos assegurando melhores condições de trabalho para os pescadores e conforto para toda a comunidade do entorno que vai ganhar praças em cada um desses portos. Mas, sobretudo, uma ação que insere a cidade de Paço do Lumiar como novo destino turístico do estado do Maranhão”, pontuou o secretário da Secid, Márcio Jerry.

No município, a principal fonte de renda nessas áreas é a pesca e os portos são equipamentos importantes para o desenvolvimento dessa atividade. São atrativos econômicos e culturais com estruturas destinadas a atracação de barcos, com carregamento e descarregamento de carga, e instalações para movimento de passageiros, auxiliando na mobilidade.

Avenida 2 sendo preparada para receber implantação de asfalto (Foto: Divulgação)

Nos portos estão sendo executados serviços que contemplam deck de madeira, pergolados, revestimento em cimento e piso emborrachado, área arborizada com alambrado e construção de meio-fio e pavimentação. Além disso, os locais vão receber a construção de praças equipadas com brinquedos infantis de recreação e academia ao ar livre. 

A Avenida Dois, situada no Residencial Pirâmide, que interliga os municípios de Paço do Lumiar e Raposa, está recebendo serviços de terraplanagem para a implantação de 4 km de asfalto. Serão executados também mais 1,100 km de serviços de recuperação nas entradas das ruas transversais ao longo da via e construção de meio fio e sarjeta para o escoamento adequado das águas pluviais e conservação do asfalto novo.

Para a prefeita, Paula Azevedo, o momento é de satisfação, gratidão e alegria. “Nós já fizemos muito pelo município através dessa grande parceria do governo e a Secid. O governador Flávio Dino está presente em Paço do Lumiar na educação, na saúde, na infraestrutura, no lazer e em todos os setores. Por isso, queremos agradecer por mais essa obra que vai levar mobilidade e melhoria na qualidade de vida a milhares de famílias da região”, disse a gestora municipal.

Além dessas obras, a secretaria está realizando a reconstrução do Mercado Municipal da Avenida 10, no Maiobão, e construção de uma Praça no Residencial Lima Verde.

Ele1 - Criar site de notícias