Terça, 07 de Dezembro de 2021
89 994161886
Geral Piauí

Estudantes devem ficar atentos a material e cuidados nos dias que antecedem o ENEM

A caneta esferográfica preta e de material transparente, além de uma boa alimentação são itens básicos para os candidatos.

18/11/2021 20h10
Por: Cirano Sousa Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Na semana de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021 os estudantes se preparam para os dias de provas, 21 e 28 de novembro, e a meta agora é colocar os conhecimentos em prática e se ligar no que pode e não pode nos locais de prova. A caneta esferográfica preta e de material transparente, além de uma boa alimentação são itens básicos para os candidatos.

 

Ao sair de casa o candidato deve se certificar do seu local de prova para que não haja atrasos e os estudantes que receberem o cartão de passe livre poderão utilizá-lo para o deslocamento. Nos dois dias de provas os portões se abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). O documento de identificação, também, é outro item importante e precisa conter foto, não sendo permitido o uso de cópia. Objetos desnecessários que possam atrapalhar na hora da revista pelo detector de metais, que são utilizados ao chegar no local e na ida ao banheiro, devem ser evitados.

De acordo com Viviane Carvalhedo, diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foram um total de 22 revisões do Pré-Enem na Estrada e outras 6 revisões Esquenta Enem. O modelo virtual de revisão foi mantido para que todos pudessem acompanhar as aulas por meio da transmissão pelo Canal Educação no Youtube e pelo Facebook.

“Em todas essas revisões tínhamos muitas orientações aos estudantes que não se resumiam apenas ao conteúdo das provas. Tínhamos um amplo planejamento para oferecer informações sobre saúde, lazer nas horas vagas, dicas de leitura e isso com o objetivo de fazer uma formação integral desses estudantes para que cheguem no dia da prova com o máximo de tranquilidade e que tenham a certeza que podem tirar a nota máxima e consequentemente fazer a escolha de suas vidas profissionais em um curso das universidades”, disse Viviane.

COMO SERÁ A APLICAÇÃO DAS PROVAS?

As provas serão aplicadas em dois domingos (21 e 28 de novembro) e os cadernos apresentam quatro provas, com 45 questões cada uma, além de uma redação. Todo o conteúdo é dividido nos seguintes cadernos:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física, Química e Biologia;
Ciências Humanas e suas Tecnologias – Geografia, História, Filosofia e Sociologia;
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa, Literatura, língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física;
Matemática e suas Tecnologias.
No primeiro dia de aplicação do exame, o aluno tem cinco horas e meia para responder aos cadernos de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além de fazer a redação. Já no segundo dia, os conteúdos são de Ciências da Natureza e Matemática, e a duração é de cinco horas.

Ele1 - Criar site de notícias