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Geral Maranhão

Ouvidoria Seduc realiza projeto para melhoria no atendimento do serviço público

A Ouvidoria é um canal direto para informações, reclamações, críticas e sugestões oferecido pela Secretaria de Educação.

12/05/2022 20h50
Por: Cirano Sousa Fonte: Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
12/05/2022

“Vez e Voz dos Servidores da Seduc” é o nome do Projeto de iniciativa da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), com o objetivo de promover a participação dos servidores da gestão central, para a melhoria no atendimento do serviço público, por meio de uma escuta ativa dos servidores da pasta. A ação vem acontecendo desde o mês janeiro, envolvendo funcionários do órgão.

A Ouvidoria é um canal direto para informações, reclamações, críticas e sugestões oferecido pela Secretaria de Educação. Sobre o Projeto Vez e Voz dos Servidores, o setor vem mantendo um diálogo constante com os demais segmentos da Secretaria a respeito das atribuições de cada departamento e das dificuldades encontradas durante o desenvolvimento dos trabalhos.

Segundo a ouvidora da Seduc, Samira Simas de Sousa, a escuta amplia o debate e fornece sugestões para a melhoria na qualidade do trabalho da Secretaria, proporcionando um melhor rendimento por parte do seu quadro de servidores, otimizando o atendimento ao público.

“A escuta está sendo realizada no sentido de melhorar o fluxo administrativo de cada setor e também a relação como um todo dentro da Secretaria, porque isso vai trazer subsídios para que a secretária da pasta possa avaliar esses relatórios, a fala desses gestores da rede, para poder melhorar algumas questões que se detectam quando se realizam as escutas com os servidores”, expressou.

Samira Simas também destacou a importância da valorização do servidor para melhorar a qualidade dos serviços prestados. “O que talvez seja o mais relevante desse projeto são as necessidades desse servidor. O projeto não trata apenas da questão das necessidades dos setores da Casa, mas também do fortalecimento e da valorização das relações humanas entre os parceiros de trabalho”, ressaltou.

O “Vez e Voz dos Servidores da Seduc” ainda pretende, por meio das escutas, estabelecer o diálogo entre os setores para o desenvolvimento de uma cultura de transparência ativa em todas as ações do órgão; promover Transparência Ativa, para a melhoria da comunicação com os servidores externos e melhorar a saúde física, espiritual e psicológica dos servidores.

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